domingo, 21 de setembro de 2008

CUBOS E GYROSCOPE






Estes são modelos de cubos baseados no livro "Modular Origami Polyhedra" de Simon, Arnstein e Gurkewitz, neste livro temos 08 variações do sistema Sonobe, três foram mostradas nos cubos que são construídos a partir de 24 módulos e 04 outras variações estão exemplificadas nas unidades modulares.
Temos também os gyroscopes estes montados são constituídos por 08 e 04 unidades modulares duplas.

sábado, 20 de setembro de 2008

NOVOS KUSUDAMAS - V


Este é realmente um kusudama diferente, o diagrama é de autoria de PuuPuu.
O nome é, vamos dizer, diferente também.... chama-se Kusudama Blup Blup.
Infelizmente como esse diagrama foi comprado por uma grande amiga, na loja da PuuPuu no Japão e é de propriedade dela eu não vou poder disponibilizá-lo! Quando ela permitir enviarei a quem quiser com prazer! Mas por enquanto fica só a imagem.
As unidades são simples de dobrar, tomam por base o sonobe, mas a montagem e complicada a tensão nas peças é muito grande e elas se soltam a toda hora, não foi nada fácil.
Beijos a todos!

ALGUMAS HORAS DE ESTUDO


Depois de ter conseguido alguns livros de origami, resolvi me aplicar em um deles e eu escolhi o "Polyhedron Origami for Beginners" de Miyuki Kawamura.
Foi um bom tempo aprendendo a ler diagramas com calma e percebendo que muitas unidades de vários kusudamas, são baseadas nestas unidades dos poliédros, alguns de Tomoko Fuse, ficaram mais fáceis de entender e de dobrar.
Se mais alguém se aventurar neste livro não vai se arrepender! Vale a pena dobrar página por página! Na foto uma amostra dos modelos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

LIVROS DE ORIGAMI - FREE EBOOKS

Aqui está uma excelente fonte de livros de Origami, algumas das fontes anotadas como livros na verdade são coletânias de diagramas; como no caso de 81 livros de origami; mas as outras referências são para livros completos. Vale a pena visitar. Este é o link:
Quem não possuir um downloader de arquivos Torrent este é muito bom, o Vuze, simples de usar e muito rápido.
Alguns arquivos estão no formato pdf e outros apenas compactados, estes são links para download dos programas:
Espero que vocês se divirtam muito, até a próxima.

domingo, 7 de setembro de 2008

JAPANESE BROCADE - NOVOS MATERIAIS


Este pequeno origami modular serviu de início para uma série de experimentos com novos materiais. O da esquerda foi feito com papel colorplus 120 g e o da direita com tecido de algodão usado para patchwork, ele foi engomado e cortado em quadrados de 9X9 cm. O tecido passou por várias engomagens e com quantidades diferentes de goma para ter a resistência que para mim era a ideal para ser dobrado. Foram 5 engomagens e secagens alternadas antes de o tecido ser passado e cortado.

NOVOS KUSUDAMAS IV


Há algum tempo queria montar um kusudama novo da Tomoko Fuse e por coincidência no sábado a Fabiana "Devilyn" Oikawa, sugeriu este! Seu nome é Hydrangea, do livro Kusudamas e caixas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

NOVOS KUSUDAMAS III - Calla Lily Ball




Este novo kusudama é da autoria de Meenakshi Mukerji no livro Marvelous Modular Origami, (página 21); seu nome é Calla Lily Ball.

As unidades que o compõem são obtidas dobrando retângulos de papel na proporção 2:1, simulando a estrutura de um sonobe e sendo montado da mesma forma; mas a base de construção dos módulos é um outro kusudama chamado Cosmos Ball (página 18), o Calla é uma variação do mesmo.